CMN autoriza recomposição de dívidas com recursos do BNDES

Dívidas devem ser referentes às prestações que vencem entre 2012 e 2014 das operações de crédito ruralO Banco Central divulgou nesta semana resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) que autoriza a composição de dívidas referentes às prestações que vencem entre 2012 a 2014 das operações de crédito rural de investimento contratadas com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com taxas de juros equalizadas pelo Tesouro Nacional. A medida beneficia os produtores rurais que tiveram prejuízos em decorrência da estiagem na área de atuação da Superintendência do D

O limite e apuração do valor do crédito por beneficiário corresponderão à soma das prestações vencidas e que vão vencer em 2012, 2013 e 2014, atualizadas até a data de contratação da operação de composição. A taxa efetiva de juros é de 3,5% ao ano para a composição das prestações de operações contratadas no âmbito do BNDES PSI e de 5,5% ao ano para a composição das prestações de operações contratadas no âmbito dos programas coordenados pelo Ministério da Agricultura e Finame Agrícola Especial.

O prazo de reembolso será de até 10 anos, em prestações anuais, com o vencimento da primeira prestação fixado a partir de 2015. O mutuário tem até 30 de dezembro deste ano para formalizar o interesse na contratação da operação de crédito para compor suas dívidas rurais junto à instituição financeira credora. O banco terá até 30 de junho do próximo ano para formalizar a operação de composição.

O CMN prevê até R$ 150 milhões para a composição de prestações de operações contratadas no âmbito do BNDES PSI e até R$ 80 milhões para a composição de prestações de operações contratadas no âmbito dos programas coordenados pelo Ministério da Agricultura e da Finame Agrícola Especial. 
 
Pronaf

A resolução do CMN também prorroga os prazos para a contratação das linhas especiais de crédito de investimento e de custeio para os agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) afetados pela seca ou estiagem na área de atuação da Sudene. O prazo de contratação vai até 30 de dezembro deste ano.

Agência Estado