Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

CMN deve avaliar 10 votos agrícolas em maio

Preço mínimo para as culturas de inverno poderão ser revistos para baixoA reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) de maio deverá avaliar 10 votos referentes a assuntos agrícolas. Mas podem ser mais, segundo o secretário adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt. A reunião do CMN geralmente ocorre na última quinta-feira do mês.

Um dos temas a serem votados pelos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Paulo Bernardo, além do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, é o preço mínimo para as culturas de inverno. No ano passado, o valor foi reajustado, o que se mostrou uma política equivocada já que os preços de mercado do cereal ao longo da safra estiveram abaixo do valor mínimo de garantia do governo, o que fez o produtor optar por negociar a safra nos leilões públicos de prêmios.

Especula-se no mercado sobre a possibilidade de os preços mínimos para algumas culturas, como o trigo, serem reduzidos. Se isso ocorrer, será a primeira vez que o governo revê para baixo os valores que balizam o apoio à comercialização da agricultura brasileira. Bittencourt, no entanto, não dá pistas a respeito desta possibilidade ser debatida no CMN.

– Não faço comentários sobre os votos – disse.

Ele informou que o CMN apreciará também votos na área da agricultura empresarial – por conta da proximidade da nova safra agrícola -, na área do café e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

– O governo está tentando, como nos anos anteriores, antecipar medidas para o Plano Safra – disse Bittencourt.

De acordo com o secretário, a intenção é a de que haja tempo suficiente para a divulgação das normas, ainda em maio, das portarias de equalização pelo Tesouro, em junho, e que as instituições financeiras já estejam aptas a oferecer o crédito aos produtores a partir de julho, quando começa a nova safra.

Sair da versão mobile