Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

CNA debate registro de defensivos agrícolas para pequenas culturas

No Brasil, produtores têm dificuldades para combater doenças e pragas devido à burocracia na aprovação de produtos

Fonte: Andef/reprodução

Especialistas do Canadá, dos Estados Unidos e da Austrália participaram nesta semana de reuniões e debates na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e na Câmara dos Deputados para compartilhar suas experiências com o registro de defensivos agrícolas para pequenas culturas (minor crops).

Na Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) houve uma reunião conjunta entre a Comissão Nacional de Fruticultura e a Câmara Setorial da Fruticultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). De acordo com o presidente da comissão, Luiz Roberto Barcelos, a falta de amparo legal no uso dos produtos fitossanitários prejudica o produtor rural, uma vez que ele fica sem alternativas para proteger as lavouras.

No Brasil, os produtores dessas culturas têm dificuldades para combater doenças e pragas devido à burocracia na aprovação dos produtos fitossanitários. “Nossa legislação está velha e precisa ser modernizada. Trocar informações e conhecimentos com outros países é fundamental para avançarmos nessa questão”, afirmou a deputada federal Tereza Cristina (PSB/MS).

O diretor do Departamento de Agricultura do Canadá, Marcos Alvarez, afirmou que o país investe em estudos científicos para comprovar a eficácia dos defensivos agrícolas nas plantações e para garantir a segurança da saúde humana e do meio ambiente.

“Nós estamos interessados em fornecer esses estudos para o Brasil e ter acesso aos que já foram produzidos aqui. Se todos compartilharmos as mesmas ferramentas científicas, os defensivos serão aprovados mais rapidamente em todo o mundo”, disse.

Sair da versão mobile