Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

CNA elabora estudo sobre educação no campo

Trabalho começou nesta segunda em São PauloNão existe no Brasil um levantamento completo sobre a situação das escolas e do aprendizado no meio rural. A falta de informações levou a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) a elaborar um estudo sobre a educação no campo. O trabalho começou nesta segunda, dia 16.

As primeiras ações sobre o assunto ocorreram em um auditório em São Paulo (SP). Equipes da CNA e do Ibope e profissionais da educação traçaram as diretrizes da pesquisa, que promete fazer um raio X da educação no campo. O levantamento vai ser feito em 10 Estados do Brasil e irá envolver 50 municípios e pesquisar a situação de 100 escolas rurais.

? Se nós temos problemas na educação urbana em termos de testes, de qualificação, de avaliação, vocês fazem uma idéia no campo, onde sequer a Prova Brasil foi aplicada. Nós não temos nenhum instrumento, nenhuma medida pra saber como estão indo o conteúdo e os alunos da zona rural ? explicou a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu (DEM-TO).

Para que o trabalho tenha resultados, é preciso saber que condições vivem e estudam os alunos no campo, já que muitos abandonam a escola, e também qual a qualificação dos professores. Pela experiência de Carlos Eduardo Sanches, presidente da Undime, associação que trabalha com educação nos municípios em todo o país, o problema é maior nas regiões Norte e Nordeste.

? Hoje nós temos três grandes problemas pra estruturar melhor a educação em nosso país. O primeiro é e formação dos nossos professores. Precisamos formar melhor os nossos professores e garantir a muitos deles a formação inicial para poderem atuar no magistério. O segundo é a questão do acesso. Enfrentamos em todo o Brasil uma dificuldade muito grande para garantir o acesso das crianças e adolescentes para a escola. A outra questão é a estrutura física das nossas escolas ? explicou Sanches.

Muito se produziu na agricultura brasileira nos últimos tempos, tanto que o país é considerado o celeiro, a fazenda do mundo. Neste mesmo segmento existem lacunas graves ainda que envolvem saúde, questões sociais e educação. É com a defesa de que os problemas precisam ser resolvidos como um todo que começa este estudo. Por isso, em uma segunda etapa, este trabalho vai depender sobretudo de parcerias.

? Chegar ao campo com políticas públicas custa mais caro e é difícil encontrar os parceiros corretos para que ela possa chegar. Então, é necessária uma vontade política muito grande pra fazer acontecer o que acontece na cidade também na zona rural ? defendeu a presidente da CNA.

A pesquisa, que vai ser feita pelo Ibope vai ouvir 500 alunos de 15 a 24 anos, pelo menos 100 diretores de escolas e 300 professores. O trabalho deve levar de 90 a 120 dias pra ser concluído. De acordo com o organizadores, o resultado não deve ser nada animador.

? Os índices que nós vamos verificar através deste estudo, não por desejo, mas não apenas por impressão, pela convivência , deixarão o Brasil indignado ? concluiu Kátia Abreu.

Sair da versão mobile