O objetivo é mostrar oportunidades para se investir em educação e estimular a busca de parcerias e financiamentos para secretarias ou escolas que não dispõem de recursos próprios para projetos que visam à melhoria das condições de ensino. O guia irá facilitar a procura, apresentando algumas empresas e organizações que se engajam neste tipo de iniciativa.
? Há muitos bons projetos, mas ninguém sabe onde buscar financiamento. Com este guia, estamos difundindo uma informação até então escondida a sete chaves ? destaca o secretário executivo da instituição, Marcelo Garcia, que coordenou a elaboração do catálogo.
O conteúdo foi consolidado após três meses de pesquisa. Além do nome das empresas e organizações que apóiam a melhoria da educação no Brasil, o guia mostrará projetos nesta área executados por estas entidades no Distrito Federal e em mais 11 Estados (Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo). Para facilitar ainda mais a busca por parcerias, o guia traz as principais informações referentes a cada uma das empresas e organizações, como os telefones de contato, endereços, sites e emails.
A intenção da CNA ao lançar o guia é dar mais uma contribuição para solucionar um dos principais gargalos identificados pela entidade no meio rural: a falta de estrutura das escolas. Este cenário foi constatado a partir de uma radiografia do ensino na zona rural, que começou com o Estudo Nacional das Escolas Rurais, lançado em maio deste ano, que apontou total descaso do poder público em 50 escolas em 10 unidades da federação.
Entre as observações verificadas no estudo estão a inexistência de bibliotecas, computadores, mesas, banheiros e outros itens considerados fundamentais para as atividades escolares. Segundo Garcia, este levantamento para traçar o cenário do ensino no campo foi ampliado e já está atingindo um universo de 500 escolas “esquecidas pelo Estado”.
? Estas certamente receberão o catálogo para que as instituições que financiam a educação no Brasil conheçam esta realidade ? enfatiza o secretário executivo do ICNA.
Garcia assegura que o ICNA oferecerá todo o apoio necessário às escolas e secretarias de educação interessadas em apresentar projetos às empresas e organizações que apóiam iniciativas voltadas para a educação.
? Precisamos do compromisso e do envolvimento de todos para termos educação de qualidade. Por isso, vamos ajudar no que for preciso para fazer propostas que vão desde a reforma de bibliotecas e salas de aula até a qualificação de professores ? afirma. O Catálogo de Oportunidades também estará disponível no site da CNA.