Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

CNA pede suspensão da dívida de produtores afetados pela seca

Agricultores do Nordeste ficaram impossibilitados de honrar os compromissos financeiros em função da escassez hídrica regional

Fonte: divulgação

 A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) pediu à Caixa Econômica Federal, nesta quarta, dia 15, a suspensão temporária das cobranças de dívidas dos produtores rurais afetados pela seca que contrataram operações de crédito no período de 2012 a 2016. 

Muitos produtores do Nordeste ficaram impossibilitados de honrar os compromissos financeiros em função dos impactos causados pela escassez hídrica e pelo desabastecimento de milho na região devido ao aumento dos preços. 

“Os produtores brasileiros, principalmente do Nordeste, sofreram muito com perdas de safras e de rebanhos, prejuízos que dificilmente conseguirão recuperar em curto espaço de tempo”, afirmou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Flávio Saboya, que representou a CNA na entrega do ofício ao banco.

Em setembro 2016, o presidente da República, Michel Temer, sancionou a Lei 13.340/2016, autorizando a liquidação e renegociação de dívidas rurais de operações contratadas até 31 de dezembro de 2011 por produtores da região de abrangência da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

A Caixa começou a operar com crédito rural aos produtores a partir de 2012, período que coincidiu com o início da estiagem crítica na região Nordeste.

Como estas operações não foram contempladas pela Lei 13.340/2016, a CNA pede no ofício ao banco a suspensão temporária de possíveis execuções de dívidas rurais contratadas de 2012 a 2016 até que sejam publicadas normativas que contemplem o período.

Sair da versão mobile