INCLUSÃO

CNA quer participar do comitê gestor do programa de pastagens degradadas do governo

Programa quer recuperar e converter até 40 milhões de hectares de baixa produtividade em sistemas de produção agropecuários e florestais sustentáveis

gado no pasto
Foto: Marcia Silveira/Embrapa

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, pediu ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que inclua a entidade no Comitê Gestor Interministerial do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas (PNCPD). Em ofício enviado nesta terça-feira (23), Martins indicou dois representantes para participar do colegiado, “com o objetivo de agregar nas discussões e deliberações sobre o tema, atuando em prol dos interesses do setor produtivo”.

O Programa Nacional de Conversão de Pastagens em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis foi instituído pelo decreto nº 11.815/2023 e os membros foram designados pela portaria nº 3, de 8 de janeiro de 2024.

Em nota, a CNA lembra que, com a iniciativa, o governo pretende recuperar e converter até 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade em sistemas de produção agropecuários e florestais sustentáveis, com vistas ao fomento de boas práticas agropecuárias.

O programa, que conta com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), será dedicado exclusivamente aos empreendimentos que estejam inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR).