Segundo o diretor de marketing da Coca-Cola Femsa Brasil, Rodrigo Campos, o objetivo é convidar os jovens a abraçarem a causa da sustentabilidade.
? Lançar a Crystal Eco em um evento como o SWU é uma grande oportunidade para levarmos a preocupação ambiental aos jovens. Queremos reforçar a ideia de que nossas escolhas no dia a dia podem contribuir para um mundo mais sustentável ? explica.
Devido ao seu processo de produção, a garrafa Crystal Eco pode ser facilmente retorcida, ocupando 37% menos espaço no lixo e facilitando o transporte e a reciclagem. O novo produto tem o apoio de entidades como o Instituto Akatu, Conservação Internacional e SOS Mata Atlântica. Além destes, também apoia a ação o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), cujas marcas estão estampadas no rótulo da garrafa.
Nos últimos dois anos, diversas empresas multinacionais aderiram aos chamados “plásticos verdes”. A Coca-Cola, uma das primeiras, iniciou em março de 2010 a fabricação das PlantBottles. Outras companhias, como TetraPak, Heinz, Nestlé, Danone, Procter & Gamble, Dow-Mitsui, AT&T e Michelin também já anunciaram projetos envolvendo o uso de plásticos produzidos a partir da cana-de-açúcar.
O SWU é um movimento de conscientização a favor da sustentabilidade, cujo objetivo é mobilizar o maior número de pessoas para a construção de um mundo melhor. O movimento, ancorado por um grande festival de música e artes nasceu da iniciativa de Eduardo Fischer, presidente do Grupo Totalcom.
A primeira edição aconteceu ano passado, de 9 a 11 de outubro em Itu, interior de São Paulo, e recebeu aproximadamente 164,5 mil pessoas. Segundo os organizadores, a edição 2011 do SWU, realizada no Parque Brasil 500, a 120 quilômetros da capital paulista, reuniu 179 mil pessoas nos três dias de evento.