A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) lança nesta quinta, dia 14, edital de licitação, na modalidade pregão eletrônico, para contratação dos serviços de dragagem dos trechos 1, 2, 3 e 4 do canal de navegação do Porto de Santos (SP), segundo nota divulgada pela entidade. O objetivo é garantir a profundidade do canal até que entrem em operação os serviços contratados pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.
Atualmente, está em operação a dragagem feita pela empresa Van Oord Serviços de Operações Marítimas Ltda., com quem a Codesp mantém contrato e que foi prorrogado em junho para manter as profundidades de projeto do canal de navegação do Porto de Santos.
A sessão pública para a formulação dos lances do pregão eletrônico está marcada para o dia 27 de julho, às 9h. O contrato terá validade por 12 meses e o edital estará disponível a partir desta quinta, no site de compras governamentais.
Rumo de volta a Santos
A Rumo informou que as operações em seu terminal no Porto de Santos serão retomadas no início da tarde desta quinta. As instalações foram atingidas por um incêndio nesta madrugada.
Conforme a companhia, o fogo afetou uma torre, longe dos berços de atracação, por volta das 4 horas da manhã, sem deixar feridos.
O Terminal da Rumo em Santos tem capacidade para armazenar cerca de 10 milhões de toneladas de produtos por ano. Atualmente, o açúcar figura como um dos principais itens movimentados nas instalações, por ser pico de safra de cana no Centro-Sul do país.
Conforme a agência marítima Williams Brazil, na semana encerrada ontem o agendamento de navios para carregar o alimento no Terminal da Rumo atingia 640 mil toneladas.