Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Código Florestal pode ter impacto na produção brasileira de soja, diz Aprosoja

Regiões mais afetadas seriam o Sul e o SudesteO novo Código Florestal pode ter um impacto sobre a produção brasileira de soja, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, segundo a Associação dos Produtores de Soja do Estado do Brasil (Aprosoja). O presidente da Aprosoja, Glauber Silveira, avalia que o impacto do Código sobre o setor não deve ser tão significativo em comparação com outras culturas, mas ainda aguarda as definições da presidente Dilma Rousseff sobre a matéria.

— É claro que o impacto para a soja é muito menor porque a soja não vem sendo produzida em APPs (Áreas de preservação permanente). Em Mato Grosso não tem um hectare de soja em APP. No Sul e no Sudeste você pode ter, dependendo daquilo que for extrapolado, se você tiver 15 metros, 20 metros ou até 500 metros, como estão dizendo que pode ter de APP — afirma Silveira.

O diretor do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Icone), também não acredita em um impacto significativo do novo Código sobre a produção de soja, mas afirma que o mais importante é dar segurança e definir regras claras, para que haja uma expansão de áreas de plantio quando houver necessidade.

— Vão sim ocorrer desmatamentos pontuais legais, seguindo APP e reserva legal. Em áreas onde se tem produtividade elevado, faz todo o sentido. O ponto mais importante é que as expansões de área vão ocorrer de forma legal. O que é ilegal tem que ser coibido, principalmente porque era uma demanda do setor que houvesse uma nova lei — diz Lima.

Sair da versão mobile