Ao contrário das eleições presidenciais de 2000, quando o imbróglio durou 36 dias, e das de 2004, quando o resultado não se fez oficial até a manhã do dia seguinte, os observadores destacam que, desta vez, o nome do próximo presidente dos EUA pode ser conhecido antes da meia-noite (horário de Washington), 2h no horário de Brasília.
Boa parte dos analistas aponta que não existe nenhum cenário realista que permita ao candidato republicano à Casa Branca, John McCain, ganhar sem assegurar a Virgínia, Estado onde o Partido Republicano vence desde as eleições presidenciais de 1968 e onde os conservadores vêem seu reinado ameaçado.
As urnas no Estado são as primeiras a fechar, às 19h no horário local (22h em Brasília), e se o candidato democrata, Barack Obama, vencer na Virgínia, seu caminho em direção à Casa Branca pode ser assegurado, segundo especialistas eleitorais.
Mesmo assim, analistas não acham que nenhum dos dois candidatos será capaz de alcançar os 270 votos do Colégio Eleitoral necessários para assegurar a Presidência antes das 2h (horário de Brasília).