Colheita de arroz alcança 55,7% da área no Rio Grande do Sul, diz Irga

Foram colhidas 4,87 milhões de toneladas, de uma expectativa de produção de 8,7 milhões de toneladasA colheita de arroz no Rio Grande do Sul alcançou 55,7% da área semeada e o rendimento segue muito próximo ao obtido na safra passada, informou há pouco o Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga). Com as barragens cheias, as altas temperaturas registradas em janeiro e fevereiro foram benéficas para o desenvolvimento das lavouras irrigadas, e a produtividade das áreas já retiradas está em 7.842 quilos por hectare, levemente acima do rendimento médio de 7.642 quilos por hectare registrados na safra

• Leia mais notícias de arroz

Com 81,3% da área já retirada, a Fronteira Oeste é a região onde os trabalhos estão mais avançados. Ainda conforme o Irga, na Depressão Central, que engloba os municípios de Santa Maria e Cachoeira do Sul, apenas 35,47% das lavouras foram colhidas, o menor porcentual entre as regiões. O menor porcentual retirado está ligado à semeadura tardia na comparação com outras áreas do Estado.

A colheita já soma 4,87 milhões de toneladas, de uma expectativa de produção de 8,7 milhões de toneladas. O instituto espera que a colheita esteja encerrada até o final de abril.

• Rio Grande do Sul deve colher oito milhões de toneladas de arroz

Agência Estado