No norte de Mato Grosso, a umidade excessiva tem causado excesso de umidade nos grãos
A colheita da safra 2015/16 de soja atingiu 61% da área plantada no Brasil, pouco à frente dos 59% há um ano e 57% na média dos últimos cinco anos, informa a consultoria AgRural. O tempo favorável permitiu o avanço dos trabalhos de campo no Paraná e a colheita alcança 79%. São Paulo tem 91% da área colhida, segundo a consultoria. Em Minas Gerais, a chuva atrapalhou a retirada da soja do campo, com 43% da área colhida.
– Apesar das chuvas acima da média em alguns pontos do Brasil nesta semana, com destaque para áreas do Centro-Oeste e do Sudeste, os produtores de soja seguiram colhendo mesmo com umidade, para evitar maiores perdas na qualidade do grão – afirmou a consultoria, em nota.
Segundo a AgRural, a semana foi de chuvas em Mato Grosso e a colheita alcançou 85%, atrás dos 88% há um ano. No norte do estado, a umidade excessiva tem causado problemas em alguns lotes. Em Goiás, a consultoria informa que, apesar da chuva, a colheita avançou na semana e chega a 86% da área. Em Mato Grosso do Sul, com tempo firme, a colheita ganhou ritmo e atinge 92% da área.
Na região de Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), são registradas chuvas, mas a expectativa é de que apenas as lavouras mais tardias sejam beneficiadas. Maranhão tem 29% da área colhida. Na Bahia, agricultores retiraram a soja de 18% das lavouras.
Com informações de Estadão Conteúdo