A colheita de soja foi encerrada na região da Cooperativa Coopavel, que atua nos municípios do oeste e sudoeste do Paraná, conforme relatório divulgado dia 30 de março. Segundo a cooperativa, o rendimento médio obtido foi 12,3% maior que o esperado inicialmente. O resultado é maior que a média do estado, mas menor que a expectativa do Deral para a região de Cascavel.
A produtividade média final das áreas da cooperativa, na sua maioria em Cascavel, foi estimada em 4.045 quilos por hectare e ficou acima do rendimento de 3.600 quilos por hectare esperado inicialmente.
“E a média de rendimento foi a maior que já tivemos. Isto equivale a 67,4 sacas de 60 quilos por hectare”, destaca fonte da cooperativa à Agência Safras.
Apesar de os números finais da cooperativa serem bastante bons, eles ainda são um pouco inferiores aos estimados pelo Departamento de Economia Rural (Deral) para o núcleo regional de Cascavel, que engloba também cidades menores próximas.
Segundo o último relatório da entidade, a região deve fechar a safra com um rendimento médio de 4.090 quilos por hectare, ou seja 68,2 sacas por hectare na média. Ao todo Cascavel plantou 513,7 mil hectares, que podem render 2,1 milhões de toneladas de soja ao estado.
Se isso tudo se confirmar, Cascavel fechará a safra com a melhor produtividade do Paraná, a frente de Campo Mourão (que deve fechar com o maior volume de produção, 2,8 milhões de toneladas e uma produtividade de 3.846 quilos por hectare) e Ponta Grossa (que deve produzir 2,2 milhões de toneladas e uma produtividade de 4.010 quilos por hectare).