O excesso de chuvas tem atrapalhado a retirada da oleaginosa dos campos e os americanos já começam a se preocupar com a produtividade
O clima não tem colaborado para o avanço dos trabalhos de colheita da soja nos Estados Unidos. No último levantamento, divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), mostrou que 53% das lavouras foram colhidas até o momento, contra os 57% do mesmo período do ano passado e 69% da média histórica.
Ainda assim, em apenas uma semana, os trabalhos avançaram 15 pontos percentuais, já que estavam na casa dos 38% da área. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), nas últimas semanas o clima tem sido um grande ponto de atenção na colheita da soja norte-americana.
“Após um ritmo inicial de colheita acelerado no mês de setembro, o processo seguiu a passos lentos durante as primeiras semanas de outubro devido a fortes chuvas no meio-oeste, como em Iowa, principal produtor de grãos do país e, até mesmo neve em determinados pontos de algumas regiões produtoras” afirma o Imea em seu relatório semanal.
O Imea também ressalta a preocupação dos americanos em relação a qualidade da produção, já que as lavouras dos Estados Unidos perderam qualidade também. O USDA divulgou que até 21 de outubro 66% das lavouras estavam entre boas e excelentes condições, 23% em situação regular e 12% em condições entre ruins e muito ruins. Na semana passada, os números eram de 68%, 20% e 12%, respectivamente.
“Mas a dúvida que paira no mercado é se houve ou haverá impactos na produtividade”, diz o Imea.