Colheita do café avança rápido, mas rendimento fica abaixo do esperado Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

BAIXO POTENCIAL

Colheita do café avança rápido, mas rendimento fica abaixo do esperado

Clima seco ajuda nos trabalhos nos talhões e nos terreiros; baixa umidade deve acelerar secagem dos grãos, sem a necessidade do uso de secadores

café, arroz, epamig
Foto: Divulgação/Governo de Minas Gerais

A colheita de café da safra 2024/25 tem avançado de forma mais rápida que na temporada anterior. 

No entanto, conforme pesquisadores do Cepea, o rendimento das lavouras café colhidas está abaixo do esperado para uma safra de bienalidade positiva. Segundo agentes consultados pelo Cepea, os grãos que têm chegado para classificação e prova estão com baixo percentual de peneiras (17/18).

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

Esse fator pode atrapalhar o cumprimento dos contratos já fixados, tendo em vista que limita a formação de lotes. Ainda assim, conforme pesquisadores do Cepea, além do andamento da colheita ser considerado satisfatório, o clima seco segue ajudando com os trabalhos nos talhões e nos terreiros. 

O baixo índice de umidade deve acelerar a secagem dos cafés, sem necessidade de uso de secadores, o que, por sua vez, pode contribuir para uma melhor bebida.

Sair da versão mobile