Colheita está adiantada em Mato Grosso e muito atrasada no Paraná

De maneira geral o Brasil está atrasado na retirada da oleaginosa do campo, segundo levantamento da consultoria Safras & Mercado

Daniel Popov, de São Paulo
A colheita total da soja brasileira atinge 5,9% da área estimada de 35 milhões de hectares, conforme levantamento da consultoria Safras & Mercado, com dados recolhidos até 2 de fevereiro. Na semana passada, o número era de 3,5%. Os trabalhos estão atrasados em relação a igual período do ano passado (10,1%) e também em relação à média histórica dos últimos cinco anos (7,6%).

Em Mato Grosso a situação é diferente. Por lá, a colheita da soja alcança 20% dos 9,5 milhões de hectares semeados na temporada 2017/2018. Ou seja, está adiantado em relação a média histórica de 16,3%. No mesmo período do ano passado a colheita estava em 30%.

Você já viu?

A situação mais complicada é no Paraná, no qual a ceifa total não superou nem os 2% da área de 5,4 milhões de hectares. No mesmo período do ano passado, o volume já superava 4%. E a média histórica mostra um volume muito acima de 11%.

Mato Grosso do Sul também registra atraso na colheita, com apenas 1,5% colhido, contra os 8% do ano passado e os 9% da média histórica. Goiás iniciou os trabalhos e está com 2% colhido, contra 4% do ano passado.

Minas Gerais também abriu a temporada de colheitas e acumula até o momento com 1% da área, contra os 4% do ano passado.

Veja mais notícias sobre soja