Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Colheita de grãos de café que caem no chão chega a 30% no Triângulo Mineiro

Agilidade é fundamental para garantir a qualidade necessária para a validação dos grãosA colheita do café na região do Cerrado mineiro deve seguir até o fim do mês de setembro. Mas, além das colheitadeiras, outras máquinas estão nas lavouras, porque um outro trabalho está sendo necessário nos cafezais de Patrocínio, no Triângulo Mineiro. Os produtores estão fazendo o recolhimento dos grãos que ficaram no solo durante a colheita.

• Produtores de Patrocínio (MG) comemoram reconhecimento do café com selo de origem

Na propriedade de 163 hectares de Osmar Pereira Nunes Júnior, a produtividade este ano vai ficar em torno de 40 a 45 sacas por hectare. Enquanto o café ainda é colhido nos pés, nos talhões liberados o trabalho já é outro.

O ideal é que o café que ficou no solo, seja recolhido o quanto antes. Assim, é possível prevenir o surgimento de pragas, como a broca, que utiliza estes grãos para manter o ciclo de infestação no cafezal. O café que permanece muito tempo no solo tem maior chance de se tornar um grão preto, ou ardido. Ele também pode fermentar, ou adquirir coloração e gosto de terra. Além disso, a chuva pode alterar a qualidade do produto.

A própria recolhedora separa os grãos da sujeira, o que garante maior agilidade para fazer o serviço.

– Essa máquina ajuda muito nesse trabalho, é mais rápido e prático e temos que acelerar para terminar logo – diz o tratorista José dos Anjos.

O café recolhido é separado ainda na caçamba, depois, vai para o terreiro para secar. Terminada esta etapa, segue para um equipamento de pré-limpeza, que separa os grãos dos resíduos. Este processo pode ser repetido para garantir um café ainda mais limpo. Só assim o café que foi recolhido do solo pode ser beneficiado e vendido em lote separado.

– Se recolhe, em média, 30% de café no chão. Por hectare, são dez a 12 sacas de café. Depois de todo o recolhimento desse café é que vamos ver se a qualidade dele foi prejudicada – diz o produtor Osmar.

• Colheita de café da safra 2014/2015 atinge 86%

Sair da versão mobile