Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Colheita de manga no Vale do São Francisco pode ser reduzida durante a Copa

Produtores esperam dificuldades como falta de mão de obra e menor disponibilidade de caminhoneirosO volume de manga pode aumentar no Vale do São Francisco (BA/PE) em maio, já que algumas propriedades que estavam com as atividades paralisadas voltaram a colher, segundo dados do levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A oferta é resultado das boas floradas da variedade tommy verificadas entre dezembro e janeiro. Já para junho e julho, é esperado que o volume volte a se reduzir, visto que não houve planejamento de indução floral. O volume de manga do Vale do Sã

• Leia mais sobre o setor de frutas

Segundo o Cepea, a falta de planejamento é explicada pelo fato de que produtores receiam que a comercialização da fruta seja prejudicada durante os jogos, apesar do grande fluxo de turistas. Isso porque a demanda por manga não deve crescer de maneira expressiva. Além disso, há o receio de que algumas dificuldades sejam comuns na Copa, como a falta de mão de obra para colheita e a menor disponibilidade de caminhoneiros.

Quanto aos preços, a expectativa é de que recuem em maio, com a maior oferta no Vale e em termos nacionais, mas devem seguir remuneradores. Já em junho, com a queda na disponibilidade, podem voltar a subir. Em abril, a manga tommy fechou a R$ 1,14 ao quilo, em média, 2% maior que o observado em março. Já a palmer fechou a R$ 2,00 ao quilo, 25% maior na mesma comparação.

Sair da versão mobile