Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Colheita mecanizada de cana em São Paulo atinge 72,6% da área

Estado deixou de queimar 5,53 milhões de hectares na safra 2012/13A colheita mecanizada de cana-de-açúcar atingiu 72,6% da área colhida na safra 2012/13 no Estado de São Paulo, representando 3,38 milhões de hectares, informou nesta sexta, dia 3, a Secretaria do Meio Ambiente do governo estadual.

O secretário de Meio Ambiente, Bruno Covas, informou em comunicado que São Paulo deixou de queimar 5,53 milhões de hectares na safra 2012/13 e de lançar à atmosfera mais de 20,6 milhões de toneladas de poluentes e 3,4 milhões de toneladas de gases de efeito estufa.

A palha que é deixada sobre o solo após a colheita mecanizada, além de melhorar sua fertilidade e protegê-lo contra a ação das chuvas e de processos erosivos, também tem potencial para geração de energia elétrica nas usinas.

Conforme o governo, se 50% da quantidade da palha gerada na safra passada fosse aproveitada para cogeração, seria possível suprir cerca de 31% do consumo residencial paulista.

A utilização de fogo no processo de despalhe da cana é uma prática comum e gera grande quantidade de poluentes para a atmosfera, o que traz sérias consequências ambientais e para a saúde humana. O fogo é utilizado na plantação de cana para a queima da palha e para limpeza do canavial, facilitando, para o trabalhador rural, o corte da vegetação. Os danos causados pela prática comprometem as condições do solo, do ar, dos corpos de água, assim como a saúde do trabalhador.

Agência Estado
Sair da versão mobile