Ao optar por uma variedade super precoce, os sojicultores farão duas safras de verão em um ano. Diante do aumento no preço do grão, na propriedade de Ronaldo Bonamigo a máquina colhe a soja de um lado e semeia no outro. Motivado pelo cenário favorável, o agricultor de Pejuçara não quer perder tempo.
? Em 2010, colhi em média 75 sacas (4,5 mil quilos por hectare), só este ano consegui no início 60 (3,6 mil quilos por hectare). E há mais agricultores que tiveram essa iniciativa. Os preços estão favoráveis e é hora de faturar ? conta o morador de Cruz Alta.
Bonamigo ainda não sabe se repetirá a dose no ano que vem. Tudo dependerá do clima e da produtividade da segunda safra que colherá em maio. Somente após comparar o custo operacional e o rendimento médio das duas colheitas poderá avaliar se a estratégia deu certo. Mas o agricultor que plantou 48 hectares do grão em setembro do ano passado, mais cedo que a maioria dos agricultores gaúchos, já está obtendo resultados superiores à média geral para a época ? entre 40 sacas e 45 sacas por hectare.
Com menos oferta no mercado mundial, o produtor está ganhando mais. A saca de 60 quilos na região está cotada em média a R$ 51,28, 28% a mais do que há um ano.