Em relação ao plantio da safra de inverno, os trabalhos também estão adiantados em relação ao mesmo período da safra passada. Na sexta, o cultivo atingiu 45,3% da área prevista, ante 23,9% na mesma época do ano passado, de acordo com a Céleres.
No Paraná, 25% da área foi plantada, ante 19,1% na mesma época do ano passado. “No Estado, os trabalhos de plantio em algumas regiões estão apresentando atraso em relação à safra passada, por causa da falta de chuvas. Entretanto, ao analisar a média geral da área semeada, observa-se que a situação atual é de avanço de 5,9 pontos porcentuais, em relação à safra anterior, pois em algumas regiões onde a soja foi plantada e colhida precocemente os trabalhos de semeadura do milho estão bastante avançados”, destacou a consultoria.
Em Mato Grosso, o plantio do milho safrinha atingiu 77% da área destinada ao cultivo do cereal. Segundo a empresa, os produtores do Estado querem finalizar o plantio dentro da janela ideal de semeadura, para minimizar os riscos de as plantas entrarem no período de alta necessidade hídrica justamente na época de poucas chuvas.