Colheita da segunda safra de milho no Paraná atinge 39%

Trabalhos estão adiantados em relação a 2014, apesar das chuvas, diz Deral

Fonte: Divulgação/Embrapa

A colheita da segunda safra de milho no Paraná avançou 8 pontos porcentuais (pp) em sete dias, segundo o relatório semanal de acompanhamento de safra divulgado nesta terça, dia 28, pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Estado.

Até essa segunda, dia 27, os agricultores haviam colhido 39% da área plantada (754 mil hectares de 1,916 milhão de hectares semeados). Apesar das chuvas que atingiram o estado no início do mês, os trabalhos de retirada do grão estão adiantados em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2014, a colheita tinha alcançado 30% da área plantada até o dia 28 de julho.

Ainda de acordo com o levantamento, 84% das lavouras de milho estão em maturação e 93% das plantações estavam em boas condições, em comparação com 90% na semana passada. A produção de milho deve alcançar 11,01 milhões de toneladas, 6% acima do ano passado.

O plantio do trigo foi concluído com 1,320 milhão de hectares semeados. O levantamento apontou também que 81% das lavouras estão se desenvolvendo bem. Conforme o Deral, 37% da área está em desenvolvimento vegetativo; 36%, em floração; e 25%, em frutificação. Na semana passada, o Deral informou que a expectativa é colher 3,962 milhões de toneladas, pouco acima das 3,959 milhões de toneladas esperadas em junho.

De acordo com o departamento, as chuvas intensas da primeira quinzena de julho deverão prejudicar a qualidade do milho de segunda safra e provocar perdas na produção de trigo. Mas não o suficiente para afetar o resultado da produção em todo o estado, porque o clima pode mudar.

– O desenvolvimento das lavouras em campo ainda poderá surpreender para o bom ou para o ruim – disse o diretor do Deral, Francisco Carlos Simioni, em nota.

– Poderá haver compensações ou agravamento de perdas – concluiu.