A colheita de soja da safra 2017/2018 da Argentina atingiu 54% da área plantada, disse a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, em relatório semanal. O avanço foi de 14,4 pontos percentuais ante a semana anterior. A colheita está 21,7 pontos percentuais à frente de igual período do ano passado. A bolsa manteve a previsão de produção de soja do país em 38 milhões de toneladas.
Conforme o relatório, a colheita segue avançando com fluidez apesar das chuvas dos últimos dias. A colheita está próxima do fim no norte do país e no sul de Córdoba, onde são esperadas quedas de produção importante em comparação com o ciclo anterior. A expectativa da bolsa é que os rendimentos obtidos sigam caindo à medida que a colheita avança.
Milho
No caso do milho, a colheita alcançou 30,9% da área. A bolsa manteve a previsão de produção de 32 milhões de toneladas. Segundo a entidade, a retirada dos grãos está mais lenta enquanto se espera que baixe a umidade das áreas tardias no centro da área agrícola nacional.
Ainda há áreas em enchimento de grãos nas regiões nordeste e noroeste. Os rendimentos obtidos seguem abaixo da expectativa em boa parte das áreas produtoras, principalmente no centro-norte de Córdoba e centro-leste de Entre Ríos.