Colheita de soja atinge 20% da área plantada no RS

Atividade vem sendo beneficiada pelo clima seco e com baixa umidade

A colheita de soja alcançou 20% da área plantada no Rio Grande do Sul nesta semana. Os trabalhos estão sendo beneficiados pelo clima seco, com baixa umidade do ar e temperaturas noturnas amenas. Já a produtividade oscila em torno de 3.000 quilos por hectare. Em seu informativo semanal, a Emater-RS informa que, se as condições meteorológicas permitirem, a colheita deverá se acelerar ainda mais, já que 40% da área está em fase final de maturação.

No que se refere à sanidade, a Emater-RS salienta que algumas lavouras de soja ainda apresentam sinais de doenças foliares, incluindo a ferrugem. Em algumas lavouras a maturação não é uniforme. Para elas, a volta das chuvas é muito importante para uniformizar a maturação das plantas e, assim, manter a perspectiva de uma boa produtividade.

A Emater-RS também informou que em relação ao milho as lavouras semeadas mais cedo apresentaram rendimento acima da expectativa inicial. A área colhida chegou a 63% nas lavouras destinadas à produção de grãos e 65% na área destinada à silagem.

Também beneficiada pelo clima, a cultura do arroz tem 27% da área colhida. Outros 32% da área total já apresentam condições para a colheita. A produtividade tem oscilado entre 7,5 mil e 8 mil quilos por hectare.