Colheita de soja avança no Paraná, informa Deral

Previsão é de que a produção total no Estado alcance 15,2 milhões de toneladasA colheita da soja no Paraná alcança 39% dos 4,4 milhões de hectares cultivados com o grão na safra 2012/2013, informou nesta segunda, dia 4, o Departamento de Economia Rural (Deral), em relatório mensal. De acordo com o departamento, no mesmo período de 2012, 30% da oleaginosa havia sido colhida. A previsão é de que a produção total no Estado alcance 15,2 milhões de toneladas, volume 41% maior do que na safra anterior. A lavoura de soja do Paraná foi prejudicada pela seca na safra passada. A co

Colheita de milho

Já a colheita de milho está em 19%, abaixo do índice de 29% em igual período de 2012. A chuva, que atingiu o Paraná durante o mês de fevereiro, atrasou os trabalhos no campo. Com isso, o produtor deu prioridade para a colheita da soja. O Paraná deve produzir 6,84 milhões de toneladas do grão na safra de verão, 4% a mais do que no verão de 2012. Cerca de 17% da produção já está comercializada. Para o milho segunda safra (de inverno), o Paraná deve plantar um total de 2,06 milhões de hectares e colher 11,3 milhões de toneladas, se as condições climáticas forem favoráveis. 

Trigo

A área cultivada com trigo no Paraná deverá avançar 6% em 2013, para 825 mil hectares, informou o Deral. O crescimento na área plantada ainda não alcança toda a área disponível para a cultura, de 1,9 milhão de hectares, já descontada a área para cultivo do milho safrinha, de acordo com o Deral. O plantio de trigo no Paraná é realizado principalmente a partir da segunda quinzena de abril.
 
O Deral atribuiu o avanço da área plantada aos bons preços do cereal. Em fevereiro, o produtor recebeu 70% a mais pelo trigo do que em igual período de 2012. Mesmo no mercado norte-americano, que registra queda na cotação do cereal, os preços estão 22% mais valorizados, quando comparados com fevereiro de 2012.

Agência Estado