Notícias - Soja Brasil

Colheita da soja começa no Paraná, mas ainda devagar

Apenas dois núcleos regionais já iniciaram a retirada da soja do campo: Pato Branco e Ponta Grossa, mas o estado já tem 5% das áreas prontas para a colheita

colheita, soja, chuva
Foto: Cely Trevisan/ Prefeitura de Gaúcha do Norte-MT

Plantio da soja já começou no Paraná, afirma o Departamento de Economia Rural (Deral) em seu relatório semanal. Por enquanto o total colhido é inferior a 1%, já que apenas dois municípios iniciaram os trabalhos. Dos 5,4 milhões de hectares plantados com soja, apenas 5% estão prontas para a colheita.

O Paraná iniciou a colheita da soja da safra 2019/2020. Até o momento apenas 0,2% foi colhido, ou seja, 15,6 mil hectares foram retirados do campo. Isso aconteceu em apenas dois municípios: Pato Branco, que colheu 9,9 mil hectares, 3% da área de 330 mil semeadas; e Ponta Grossa que colheu 5,7 mil hectares, 1% dos 571 mil hectares plantados.

Lavouras prontas

Das áreas plantadas apenas 5% já estão prontas para colheita. O restante está dividido em: 57% em enchimento de grãos; 27% em floração, e 11% em desenvolvimento vegetativo. As lavouras estão 89% em bom estado, 10% em médio estado e apenas 2% em estado ruim.

BANNER COLHEITA ABERTURA

As lavouras em piores condições estão localizadas nos núcleos regionais de: Toledo (12%), Umuarama (5%), Cascavel (3%) e Cornélio Procópio (1%).

Veja mais notícias sobre soja