As lavouras estão se desenvolvendo mais rápido do que o normal porque os agricultores plantaram milho e soja antecipadamente devido ao clima mais quente na primavera. Além disso, o clima quente no verão levou a um desenvolvimento mais rápido das plantações. A lavoura de milho atingiu 58% de amadurecimento, alta ante 41% na semana anterior e acima da média de cinco anos de 27%, segundo o USDA.
A proporção de soja considerada boa ou excelente foi de 32%, alta de dois pontos porcentuais frente à semana anterior. A proporção da lavoura em condições ruins a muito ruins caiu um ponto porcentual, para 36%, refletindo uma ligeira melhora. Na semana que terminou no domingo, 36% das lavouras de soja registraram queda de folhas, 16 pontos porcentuais acima da média.
Agricultores das regiões central e sul das Grandes Planícies estão plantando mais devagar as lavouras de trigo de inverno, atingindo 4% da área total a ser plantada, dois pontos porcentuais abaixo da média. O plantio ficou um ponto porcentual abaixo da média nos estados do Kansas, Texas e Oklahoma, com 2%, 3% e 3% das lavouras semeadas, respectivamente.
As condições das lavouras de algodão dos Estados Unidos recuaram ligeiramente em relação à semana anterior, com 30% delas consideradas ruins ou muito ruins, ante 28% na semana que terminou em 2 de setembro. O Texas, maior estado produtor, registrou aumento de quatro pontos porcentuais de lavouras nessas categorias na semana passada, devido à estiagem.
As lavouras da fibra consideradas em condições boas ou excelentes totalizaram 41% na semana que terminou no domingo, um ponto porcentual abaixo da semana anterior, de acordo com o governo americano.