Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Colheita de soja da safra 2013/2014 alcança 59% do total, indica AgRural

Estado mais adiantado nos trabalhos de colheita é Mato Grosso do SulA colheita da safrabrasileira de soja 2013/2014 alcançou 59% da área total na sexta, dia 14, de acordo com levantamento da consultoria AgRural. O número representa avanço de 10 pontos porcentuais em uma semana e supera os 54% do ano passado e os 52% da média de cinco anos.

>> Leia mais notícias de soja

O Estado mais adiantado nos trabalhos de colheita é Mato Grosso do Sul, seguido por Mato Grosso e Goiás. A AgRural estima a produção brasileira em 86 milhões de toneladas. A produtividade média, de 48,5 sacas por hectare, é 1% inferior à da safra passada, por causa principalmente Das perdas causadas pela estiagem de janeiro e fevereiro. Segundo a consultoria, a estimativa será revisada no início de abril.

Clima

Na semana passada, pancadas de chuva caíram em todo Mato Grosso do Sul, mas os produtores aproveitaram as horas de sol para entrar colhendo mesmo com alta umidade. Com isso, segundo a AgRural, a colheita alcançou 93%..

As chuvas continuaram a cair na semana passada também em boa parte de Mato Grosso, atrapalhando a evolução da colheita em algumas áreas. Em Lucas do Rio Verde, no Médio-Norte, onde os trabalhos já estão praticamente encerrados, áreas mais tardias tiveram a produtividade reduzida por falta de luminosidade, informa a AgRural. Por conta do excesso de chuva, grãos foram tirados do campo com até 15% de avariados em Sinop.

A AgRural relata que, em Goiás, onde 83% da área de soja está colhida, os trabalhos já estão praticamente encerrados no sudoeste. Em Rio Verde, onde a colheita já terminou, os relatos de produtividade ainda variam, mas não são muito inferiores a 53 sacas por hectare, o que ainda é uma boa média para a região. As perdas causadas pela irregularidade das chuvas ao longo do ciclo, porém, são inegáveis.

Ainda tímida, a colheita no Rio Grande do Sul alcançou 2%, mesmo índice de um ano atrás. Na região de Erechim, o sol dos últimos dias ajudou e a colheita já se aproxima de 10%.

Com tempo mais aberto nesta semana, a colheita avançou nada menos que 23 pontos no Paraná, alcançando 78%, diz a AgRural. Em Francisco Beltrão, no sudoeste, metade da área foi colhida. As lavouras mais precoces escaparam do veranico em fevereiro e tiveram melhor rendimento em relação às colhidas atualmente.

Na Bahia, pancadas esparsas de chuva favorecem a soja mais tardia, que ainda necessita de umidade e apresenta bom potencial produtivo. A colheita está em 10% e continua com produtividades abaixo do esperado por causa da seca de janeiro e fevereiro.

Colheita atrasada

De acordo com a consultoria, a colheita segue sem problemas no Maranhão, onde alcançou a 25%. A umidade trazida pelas chuvas recentes é bem-vinda, já que parte significativa da safra ainda está em fase reprodutiva. Na região de Balsas, as lavouras estão rendendo 50 sacas.

No Piauí, onde a colheita chegou a 8%. Áreas novas de Uruçuí rendem 30 sacas por hectare, bem menos que as 55 sacas de rendimento em áreas que estão há mais tempo em produção. Em Bom Jesus, a média colhida até agora é de 40 sacas por causa da falta de umidade.

No Tocantins, o excesso de chuva em algumas regiões atrapalhou a colheita, que está feita em 20% da área. A umidade chegou a causar danos na soja que estava pronta, e houve lotes saindo do campo com grãos avariados. Em Palmas, as primeiras áreas estão rendendo 50 sacas, 15% abaixo do que era esperado pelos produtores.

Agência Estado
Sair da versão mobile