Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Com alta de preços, vendas dos supermercados ficam abaixo do esperado em 2010

Resultado se deve à elevação dos preços a partir de setembro, que afetou as vendas nas classes de consumo C, D e EAs vendas dos supermercados em 2010 cresceram 4,2% em relação ao ano anterior. Em dezembro, a alta foi de 3,16% sobre o resultado de dezembro de 2009. Na comparação com novembro de 2010, as vendas cresceram 33,86%, de acordo com balanço mensal da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgado nesta segunda, dia 31.

Segundo o presidente da Abras, Sussumu Honda, o resultado de 2010 se deve à elevação dos preços a partir de setembro, que afetou as vendas nas classes de consumo C, D e E. A estimativa da entidade era de crescimento maior, entre 4,4% e 4,5%.

O AbrasMercado, índice que representa uma cesta de 35 produtos de grande consumo, teve crescimento de 17,4% em 2010. Em dezembro, a alta foi de 2,19%. Em valores, o AbrasMercado passou de R$ 261,51 em dezembro de 2009 para R$ 307,04 em dezembro de 2010.

Os produtos que registraram maiores altas de preço no ano foram feijão (51,6%), papel higiênico (43,3%), carne-traseiro (34,9%), queijo mussarela (34,3%), queijo prato (32,8%). As quedas de preço mais expressivas ficaram com a cebola (-47,1%), a batata (-19%) e o tomate (-13,6%).

Em dezembro de 2010, as maiores altas ficaram por conta do papel higiênico (24,34%), tomate (12,31%), frango congelado (8,83%) e açúcar (8,28%). Os produtos cujos preços cairam foram batata (-13,2%), feijão (-7,92%), farinha de mandioca (-3,08%) e creme dental (-2,55%).

De acordo com Honda, as vendas do setor devem crescer 4% em 2011.

? A alta dos preços das commodities agrícolas [produtos básicos com preços cotados internacionalmente] deve continuar afetando as vendas em 2011. Este ano, as vendas não serão ruins, mas refletirão um crescimento menor do emprego e da renda ? disse.

Sair da versão mobile