O plantio da soja no Brasil atingiu 87% até a última quinta-feira, 28, segundo a consultoria AgRural. Os trabalhos de campo ainda seguem atrasados na comparação com o mesmo período do ano passado, quando 93% da safra já estava plantada. No entanto, a semeadura está em linha com a média dos últimos cinco anos.
“A semana foi marcada pela melhora das chuvas em diversos estados, pela continuidade do ritmo forte de plantio no Rio Grande do Sul e por um salto na semeadura da Bahia, muito embora os trabalhos sigam atrasados no Matopiba (região do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia)”, disse a empresa.
- Confira quais as áreas de soja receberão mais chuvas em dezembro
- Preço da soja sobe 4% em novembro e tendência ainda é de alta
Em Mato Grosso, o plantio da soja está praticamente encerrado, com apenas áreas isoladas ainda por plantar no leste do estado. A AgRural indica que essa é a única região mato-grossense que está faltando um pouco de chuva. Esse atraso, porém, ainda não é suficiente para ameaçar o potencial produtivo por enquanto. No resto do estado, a soja se desenvolve bem e os produtores esperam uma boa safra.
No Paraná, a semeadura chegou a 98%. As chuvas da semana passada foram esparsas e acumularam volumes irregulares, mas foram muito bem vindas para melhorar a umidade e levar alívio às lavouras. O mesmo acontece em Mato Grosso do Sul, onde 97% da área estava semeada até a quinta-feira.
As precipitações, neste caso um pouco mais generosas, também foram muito bem vindas em São Paulo, Minas Gerais e Goiás e não chegaram a atrapalhar muito os trabalhos no Rio Grande do Sul, onde a semeadura deu novo salto, agora para 82%.
Outro estado que plantou em ritmo acelerado na semana passada foi a Bahia, após chuvas um pouco mais regulares finalmente atingirem áreas produtoras do oeste. Mas a semeadura baiana ainda está atrasada. Também há atraso considerável no Piauí. Tocantins e Maranhão também estão atrasados em relação ao ano passado, mas alinhados à média de cinco anos.
Previsão do tempo
De acordo com a AgRural, as previsões de chuva apontam cenário um pouco melhor para o Matopiba neste início de dezembro, mas a distribuição e os volumes ainda não parecem de todo satisfatórios.
Área e produção
A AgRural estima que o Brasil plantará soja em 36,4 milhões de hectares nesta safra 2019/2020, com aumento de 1,5% sobre a safra passada. A produção potencial, baseada em linha de tendência de produtividade, é calculada em recordes 120,7 milhões de toneladas.