Com clima desfavorável, previsão de safra brasileira de soja é inferior à norte-americana

Números da USDA indicam que não será desta vez que o Brasil irá ultrapassar os Estados Unidos na produção da oleaginosaO Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) divulgou nesta segunda, dia 10, uma nova estimativa de produção de soja. A safra norte-americana deverá ser superior à brasileira em cerca de 1 milhão de toneladas. Depois da seca, a chuva atrasou a colheita do grão no Brasil. Os números indicam que não será dessa vez que o Brasil conseguirá superar a produção de soja dos Estados Unidos.

• Clima desfavorável faz analistas reduzirem previsões da safra brasileira de soja
 
Ao contrário dos 90 milhões de toneladas de grãos previstos no início de fevereiro pela entidade, a estimativa atual aponta que o Brasil deverá colher 88,5 milhões de toneladas, enquanto os Estados Unidos deverão colher 89,5 milhões de toneladas. A Aprosoja Brasil estima que a perda das lavouras em função do clima chegue a 10% da produção.

O sojicultor João Correa, do sul de Goiás, teme perder toda sua produção de 1,4 mil hectares. A soja deveria ter começado a ser colhida há vinte dias. Para ele, o prejuízo já chega a R$ 1,6 mil por hectare.

– Pode haver perda total porque com o grão e a palha molhados e a chuva não se colhe. A gente perde pelo mato que aparece, pelo efeito sanfona, por a colheitadeira jogar fora a palha e o grão úmido, pelo armazém, que tem descontos excessivos. A coisa é feia – lamenta o agricultor.

A situação se repete nas principais regiões produtoras do país. No Paraná, a perda já é de 12%, com 2 milhões de toneladas a menos

– Esse ano foi um ano difícil. Alguns Estados como Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul sofreram com período muito longo sem chuva. As perdas estão sendo contabilizadas em Mato Grosso. Em Mato Grosso do Sul começou a chover muito na colheita. O clima prejudicou com a queda de produtividade no campo e com a qualidade dos grãos que os produtores colheram, o que significa queda de renda – afirma o diretor-executivo da Aprosoja Brasil, Fabrício Rosa.

• Leia mais notícias sobre clima

Clique aqui para ver o vídeo