? Essas fusões dão muito poder de distribuição para uma única empresa. E a qualquer momento pode haver uma elevação de preço e ninguém ter controle sobre isso ? afirma Marcelo Segredo, diretor-presidente da Associação Brasileira do Consumidor (ABC).
Pela decisão do Cade, alguns produtos com a marca Perdigão e Batavo serão suspensos por um determinado período para evitar uma concentração no mercado.
? A retirada de algumas marcas priva o consumidor de escolher e comprar aquele produto que era da preferência dele ? diz a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci. Para ela, no entanto, o Cade acertou ao proibir a criação de novas marcas, que poderiam ser associadas com as que serão retiradas do mercado.
No entanto, o ideal para a instituição seria a definição de “medidas mais bem estruturadas” que obrigariam a empresa a se desfazer de algumas marcas por meio de leilão no menor prazo possível ou até mesmo ocorrer o bloqueio da fusão por causa da concentração.
De acordo com Maria Inês, toda vez que há uma fusão o mercado encolhe em um primeiro momento, o que pode prejudicar o consumidor.
? Isso depende do segmento, da situação do momento da fusão e das regras que o Cade determina ? observa.
Na avaliação do gerente de comunicação do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Carlos Thadeu de Oliveira, as restrições impostas à BR Foods para tentar aumentar a concorrência não terão efeito.
? Duvido que em pouco tempo um novo concorrente possa surgir, principalmente na área de alimentos, em que há mais concentração ? diz Carlos Thadeu de Oliveira.