Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Com soja em destaque, safra paulista de grãos deve superar as 10 milhões de toneladas

Volume de produção é estimado em novo levantamento realizado pela Faesp

A quarta estimativa da safra paulista de grãos 2022/23 é mantida em 10,03 milhões de toneladas, indicando um aumento de 2,5% sobre os resultados do ciclo anterior. Os dados são do relatório elaborado pelo Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), com números da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

+ Trigo no Brasil: MS será inserido em projeto para autossuficiência

Conforme o levantamento, publicado neste mês, a área plantada com grãos neste ciclo é estimada em 2,5 milhões de hectares, uma expansão de 0,8%. Para a produtividade, é esperado um ganho de 1,7%, atingindo 4.012 kg/ha. “Os dados divulgados pela Faesp mostram que a agricultura paulista está respondendo aos desafios e continua crescendo, não apenas nos resultados gerais, mas também em produtividade”, afirma o presidente da Faesp, Fábio de Salles Meirelles.

A soja se mantém como o principal destaque positivo, sobretudo em razão da expansão dessa cultura no estado sobre áreas de pastagem, mas também da substituição do cultivo de cana-de-açúcar. A expectativa é de que sejam colhidas 4,5 milhões de toneladas, volume 7,6% superior ao de 2021/22. A área plantada com a oleaginosa é estimada em 1,27 milhão de hectares (+4,6%) e a produtividade em 3.536 kg/ha (+2,9%).

O levantamento também destaca os resultados da primeira safra de milho, com queda de 28,5% no volume produzido em comparação com a safra anterior. Em termos de desenvolvimento vegetativo, o milho responde à normalidade, com pequena redução no rendimento (-2,65%). Contudo, houve perda de 26,5% em área, atualmente projetada em 246,3 mil hectares, o que explica a queda nas projeções de colheita.

Já o milho safrinha sinaliza recuperação com produção de 2,77 milhões de toneladas. O incremento de 18,6% no volume é justificado pelas estimativas de ganho de 8,3% na área plantada, avaliada em 582,7 mil hectares, e de 9,5% na produtividade, projetada em 4.751 kg/ha. Com esses resultados, a produção total de milho no estado, consideradas as duas safras, é de 4,2 milhões de toneladas ou 3,1% inferior à de 2021/22.

Projeção de queda na produção de feijão

feijão carioca
Foto: Sistema Faep

Houve mudança nas projeções para o feijão, que no consolidado das três safras indicam um total de 167,6 mil toneladas, assinalando queda de 9,4% ante os resultados do ciclo passado. A primeira safra deve ser 26,5% menor (84,4 mil toneladas), enquanto a segunda e a terceira safras registram ganhos de 4,6% e 31,1%, respectivamente (produções estimadas de 33,9 mil toneladas e 49,3 mil toneladas, nessa ordem).

A queda nas estimativas para a primeira safra de feijão decorre principalmente da revisão da área plantada, que foi ajustada por conta do enquadramento de algumas lavouras em calendário de terceira safra. Assim, a área de primeira safra é avaliada em 34,1 mil hectares (queda de 32,3%) e a de terceira safra, em 20 mil hectares (alta de 31,6%).

Estimativa para toda a produção de grãos no Brasil

Foto: Cidasc

Em relação ao Brasil, o quarto levantamento para a safra brasileira 2022/23 prevê uma produção de 310,95 milhões de toneladas de grãos, um aumento de 14,5% ou 39,3 milhões de toneladas em comparação ao ciclo anterior. Para a área plantada, é projetada uma expansão de 3,4% neste ciclo, atingindo 77,1 milhões de hectares cultivados com grãos, enquanto para a produtividade, avaliada em 4.035 kg/ha, é previsto um crescimento de 10,7%.

O início da semeadura dos cultivos de verão sofreu atraso em razão do excesso de chuvas e das baixas temperaturas no Sul e Sudeste, bem como da baixa umidade do solo no Centro-Oeste e Matopiba. Apesar disso, o calendário agrícola não foi prejudicado e as boas expectativas para a safra 2022/23 estão mantidas.

Os destaques desta temporada são para algodão, arroz, milho, soja e trigo. Conforme a estimativa, todos esses produtos devem registrar aumento significativo no volume produzido, exceto o arroz, cuja produção é avaliada em 10,36 milhões de toneladas, 4% ou 432,4 mil toneladas inferior à do ciclo passado.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile