Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Começa cadastramento de armazéns em MG

Técnicos da Conab visitarão unidades das principais regiões produtorasA Conab iniciou nesta segunda, dia 20, o censo 2010 dos armazéns em Minas Gerais, com o objetivo de atualizar o Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras (Sicarm) de todo o Estado. Os  técnicos da estatal  visitarão unidades das  principais regiões produtoras.

Eles vão avaliar a localização, características técnico-operacionais, capacidade e importância das unidades para o desenvolvimento da produção agrícola.

? A atualização do cadastro poderá impactar em aumento da capacidade estática, importante instrumento de fortalecimento da política de formação de estoques estratégicos de alimentos ? afirma  a superintendente regional da Conab no Estado, Cleide Edvirges Santos Laia.

Serão cadastradas pessoas físicas ou jurídicas, públicas e privadas, na qualidade de proprietários, locatários, arrendatários ou cessionários e que possuem armazéns em ambiente natural. Após a vistoria, essas unidades serão declaradas aptas para as atividades de armazenagem.

? Para que a operação de cadastramento tenha sucesso, é imprescindível o apoio dos proprietários, gerentes e responsáveis técnicos das unidades armazenadoras mineiras, no sentido de prestarem informações precisas aos técnicos da Conab ? observa a superintendente.

A pesquisa segue até o dia 15 de outubro.  Esta é uma etapa do trabalho que se estende a outros Estados, objetivando a atualização dos dados da base do Sicarm, previsto para concluir até o final de 2010. O cadastramento  de armazéns está previsto na lei 9.973/2000 e no Decreto 3.855/2001. É obrigatório para todo o setor armazenador do país e pré-requisito para a certificação das empresas de armazéns gerais.

O Brasil tem atualmente capacidade de estoque para 135,7 milhões de toneladas de produtos, sendo 80,7% a granel e 19,1% convencional. A previsão da Companhia é de que o Censo 2010 possa ampliar esse quadro.

Atualmente, a Conab registra em Minas Gerais  1.278 unidades armazenadoras, com capacidade estática de 8.002.521 toneladas, representando 5,8 % do total no país. O estado tem 37,7 % da sua capacidade estática de armazenamento a granel e 62,2 % convencional. Em número de armazéns, 66,66 % são convencionais e 33,33 % a granel. O município com maior número de unidades (78 armazéns) e maior capacidade estática (1.323.518 toneladas), é Uberlândia.

Sair da versão mobile