A colheita do café na safra 2019/2020 foi iniciada em todas as regiões produtoras do Brasil. O Centro de Estudos em Economia Aplicada (Cepea) indica que apesar do adiantamento das atividades neste ano, o volume da temporada 2018/2019 disponível no mercado ainda é significativo.
Mesmo com alguns negócios de cafés remanescentes acontecendo nas últimas semanas, no geral, a movimentação no mercado doméstico é considerada baixa tendo em vista os menores preços interno e externo dos grãos. Com cotações no mercado interno e externo próximos ou, em alguns casos, até abaixo dos custos de produção, produtores seguem vendendo o grão conforme a necessidade de caixa.
Para o conilon, também não houve muito avanço no volume negociado. Nos últimos dias, foram realizadas vendas pontuais no mercado físico, principalmente no início da semana passada. Na quarta-feira, 17, entretanto, as cotações internacionais de ambas as variedades tiveram forte queda, afastando os poucos vendedores do mercado à vista e reduzindo ainda mais a liquidez. Para o arábica, por exemplo, os valores se aproximam de mínimas de 13 anos.
Mesmo com a recuperação do mercado futuro na quinta-feira, 18, o feriado na sexta-feira, 19, manteve os cafeicultores retraídos no final da semana passada.
Café: saiba como reduzir o prejuízo em tempos de mercado em baixa