Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

SP começa plantio de milho com um mês de atraso

Produtores aguardam para saber se a chuva vai contribuir para o desenvolvimento da planta

Produtores de Mogi Guaçu (SP) começaram nesta semana, com quase um mês de atraso, o plantio do milho da safra 2015/2016. É grande a expectativa para saber se a chuva vai contribuir para o desenvolvimento da planta.

A região em torno do município é tradicional produtora de milho e cultivou no ano passado 5 mil hectares. Diferentemente da safra 2013/2014, quando muitos agricultores locais perderam até 70% da produção por causa da estiagem, a colheita da última safra foi considerada satisfatória.

O produtor Clemente José dos Santos está no quarto dia de semeadura em uma área de 50 hectares. Seu atraso é de um mês, e, mesmo assim, ele não desfruta das melhores condições para plantio, pois há pouca umidade no solo.

– Na verdade, eu estou arriscando. No meu sítio choveu 45 milímetros, o que é pouca umidade. Estou plantando acreditando que vá chover [mais] para ajudar a nascer –, diz ele.

Santos aproveitou a calagem feita para o plantio de tomate e economizou no preparo da terra para o milho. Até sábado, dia 31, duas máquinas vão trabalhar para garantir que três milhões de sementes se transformem em uma safra semelhante à do ano passado, com rendimento de 176 sacas por hectare.

Fernando Faria Machado, vizinho de Santos, foi um dos únicos produtores da região a apostar na única chuva do mês de setembro para iniciar o plantio de milho.

– Em 29 de setembro, aqui na propriedade choveu uns 80 milímetros e, como eu stava com a terra preparada, resolvi plantar. A esperança é que no ciclo do milho não vá faltar chuva –, diz ele.

Sair da versão mobile