Começam estudos sobre viabilidade da Ferrovia Ferronorte em Mato Grosso

Cronograma prevê que estudos referentes ao trecho Rondonópolis ? Cuiabá sejam entregues em junho de 2012Os recursos para viabilizar as pesquisas preliminares da Ferrovia Ferronorte já estão disponíveis na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Os estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e os estudos e Relatórios de Impacto Ambiental (EIA-Rima) serão realizados pela Universidade Federal de Mato Grosso em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina. O cronograma prevê que os estudos referentes ao trecho "Rondonópolis ? Cuiabá" sejam entregues em junho de 20

A proposta da ANTT é incluir os recursos para licitar a obra dentro do novo pacote do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que o governo federal deve lançar em julho do ano que vem. O professor doutor Luiz Miguel de Miranda, do Núcleo de Estudos de Logística e Transporte da UFMT, explica que outros estudos já feitos pela universidade serão utilizados para viabilizar o prazo solicitado.

Além disso, o secretário extraordinário de acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes no Estado, Francisco Vuolo, pontuou que a Aprosoja em parceria com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) pode subsidiar os estudos com diversos dados da produção e escoamento da soja.

Para o gerente de planejamento e finanças da Aprosoja, Cid Sanches, o saldo é positivo.

? Já sabemos que tem o dinheiro e tem quem vai fazer, agora precisamos cobrar dos responsáveis para que os prazos realmente sejam cumpridos ? avalia.
Ele complementa ainda que a ferrovia tem diversos trechos e a execução de cada um tem impactos diferentes na economia do Estado.

? O importante é que tenhamos alternativas de transporte, porque aí eles vão oferecer melhores preços para ganhar o cliente ? finaliza.
 
EVTEA e EIA-Rima ? são estudos preliminares à execução de uma obra que incluem entre as etapas levantadas a análise do terreno, impactos ambientais, alternativas para engenharia, estudos socioeconômicos, comerciais e operacionais, custos e receitas da carga e passageiros ? levando em consideração, inclusive, a opinião dos possíveis usuários, projeto básico do trecho, pré-avaliação das obras, sondagens e, como produto final, o valor estimado para licitar a obra.