A proposta da ANTT é incluir os recursos para licitar a obra dentro do novo pacote do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que o governo federal deve lançar em julho do ano que vem. O professor doutor Luiz Miguel de Miranda, do Núcleo de Estudos de Logística e Transporte da UFMT, explica que outros estudos já feitos pela universidade serão utilizados para viabilizar o prazo solicitado.
Além disso, o secretário extraordinário de acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes no Estado, Francisco Vuolo, pontuou que a Aprosoja em parceria com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) pode subsidiar os estudos com diversos dados da produção e escoamento da soja.
Para o gerente de planejamento e finanças da Aprosoja, Cid Sanches, o saldo é positivo.
? Já sabemos que tem o dinheiro e tem quem vai fazer, agora precisamos cobrar dos responsáveis para que os prazos realmente sejam cumpridos ? avalia.
Ele complementa ainda que a ferrovia tem diversos trechos e a execução de cada um tem impactos diferentes na economia do Estado.
? O importante é que tenhamos alternativas de transporte, porque aí eles vão oferecer melhores preços para ganhar o cliente ? finaliza.
EVTEA e EIA-Rima ? são estudos preliminares à execução de uma obra que incluem entre as etapas levantadas a análise do terreno, impactos ambientais, alternativas para engenharia, estudos socioeconômicos, comerciais e operacionais, custos e receitas da carga e passageiros ? levando em consideração, inclusive, a opinião dos possíveis usuários, projeto básico do trecho, pré-avaliação das obras, sondagens e, como produto final, o valor estimado para licitar a obra.