Comercialização de milho está mais lenta em Mato Grosso, aponta Imea

De acordo com a entidade, compradores esperam uma queda nos preços e compram apenas para consumo imediatoA comercialização da safra 2012/2013 de milho de Mato Grosso alcançou 17,6% até a sexta, dia 22, atraso de 25 pontos porcentuais na comparação com o mesmo período do ano passado, informou nesta segunda, dia 25, o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

De acordo com a entidade, compradores esperam uma queda nos preços e compram apenas para consumo imediato. As cotações, no entanto, se recuperaram na semana. O preço médio no Estado avançou 3% no período, para R$ 18,95. Mato Grosso não tem produção significativa de milho verão.

O plantio do milho safrinha alcança 63,7% da área prevista, um avanço de 20% frente a semana passada. O Imea avalia que, se o ritmo de implantação se mantiver, cerca de 15% da área será semeada após a janela ideal de plantio, que se estende até a próxima semana.

– Impactos negativos na produtividade podem ser minimizados com a manutenção das chuvas nas primeiras semanas de março – avalia o Imea. 

Agência Estado