Comercialização de milho permanece lenta no Brasil, avalia Cepea

Entretanto, elevados volumes exportados em agosto sinalizam que o ritmo de embarques do grão neste semestre será intensoAs negociações envolvendo milho continuam lentas no mercado brasileiro, conforme indicam pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Na semana passada, especificamente, a fraca liquidez esteve atrelada aos feriados nos Estados Unidos, na segunda, dia 3 (Dia do Trabalho), e no Brasil na sexta, 7 (Dia da Independência).

Enquanto isso, os elevados volumes exportados em agosto sinalizam que o ritmo de embarques deste semestre será intenso. Em agosto, o Brasil exportou 2,76 milhões de toneladas de milho, volume 62% superior ao de julho e de expressivos 81,2% a mais que em agosto de 2011, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento (MDIC).

Quanto aos preços, entre 3 e 10 de setembro, o Indicador Esalq/BM&FBovespa de Campinas (SP) caiu 0,33%, fechando a R$ 32,93 por saca de 60 quilos nessa segunda, dia 10. Se considerada a taxa de desconto NPR, também na região de Campinas, o preço médio à vista foi de R$ 32,42 por saca de 60 kg na segunda, com pequeno recuo de 0,25% no mesmo período.

>>Confira o site de Cotação do RuralBR