Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Comercialização de soja recua na semana passada

Retração de produtores diminui liquidez no mercado, diz Cepea

A comercialização de soja registrou desaceleração na última semana, tanto no mercado físico quanto no futuro, com os produtores aguardando melhores preços no período de entressafra. A análise é do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.

Entre os argumentos para a diminuição estão as condições climáticas nas regiões produtoras dos Estados Unidos e o nível baixo dos estoques no Brasil.

A procura, principalmente para exportação, recuou nos últimos dias, em função das chuvas, que dificultam o embarque de grãos nos portos de Santos e Paranaguá. 

Junho

No mês passado, os preços da soja subiram no mercado interno, com algumas regiões registrando os maiores patamares do ano, graças à valorização do dólar, o bom ritmo de exportação e os reajustes nos preços dos contratos futuros na bolsa de Chicago, estes afetados pelo clima desfavorável nos Estados Unidos.

– Esse cenário afastou boa parte dos produtores brasileiros do mercado (vendedores ficaram à espera de repasse das altas externas ao Brasil). Além disso, muitos já comercializaram boa parte da safra (que ainda está sendo entregue) e pretendem negociar o restante nos próximos meses – diz o Cepea. 

Sair da versão mobile