Comércio de flores tropicais em Tocantins deve aumentar 50% em dezembro

Vendas em 2010 cresceram 100%A produção e comercialização de flores tropicais em Tocantins avançam, despontando como mais uma grande alternativa na geração de emprego e renda para os agricultores familiares. Os negócios são expansivos, vem conquistando espaço na ornamentação de eventos e datas comemorativas. Neste final de ano, com as festividades, as vendas devem aumentar em torno de 50%.

Segundo Emilane Borges Lima, uma das integrantes da Atropicato ? Associação Tocantinense de Flores Tropicais, o mercado a cada ano tende a crescer.

? Essa é uma atividade em franca expansão. Atualmente a produção atende apenas o mercado tocantinense, o que ainda é tímido, mas a nossa expectativa é produzir para exportar para outros estados e países ? projetou.

De acordo com informações da Diretoria de Floricultura da Seagro ? Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em 2009, houve um aumento de 70% nas vendas. Em 2010, esse negócio cresceu 100%. O segmento possui duas associações: a Atropicato e a Aproflor ? Associação dos Floricultores de Araguaína e Região, somando juntas possuem 30 produtores. Em uma área de 40 hectares são cultivadas as variedades mais comuns: helicônias, alpínias, bastões, shampoos, dentre outras.

Investimentos

Para expandir, ainda mais o mercado, o governo do Estado, por meio da Seagro, implantou no Centro Agrotecnológico de Palmas um viveiro de mudas diversificadas, visando atender os produtores do Estado.

Vantagens

É uma atividade que apresenta maior rentabilidade por área cultivada e retorno mais rápido dos investimentos aplicados. As flores tropicais são mais vantajosas que as flores tradicionais, especificamente pela beleza exótica, cores e formatos diferenciados. Além disso, são excelentes para serem utilizadas na confecção de arranjos, buquês, e ornamentação de casamentos e eventos em geral. Elas possuem cheiro fragrante e a durabilidade é maior, aproximadamente, 15 dias.