O Comércio Justo é baseado em princípios como o respeito ao meio ambiente, à legislação trabalhista, transparência na gestão e ao rígido controle de qualidade do produto.
Atualmente são mais de 20 categorias de produtos oferecidos neste mercado, entre eles a banana, o açúcar, o cacau, o suco, o artesanato, as frutas secas e o café, que hoje tem o preço mais atrativo neste segmento de mercado. Em 2009 os itens que mais cresceram em demanda foram as ervas especiais, sucos de frutas e açúcar de cana.
No ano passado eram 827 produtores e trabalhadores certificados com o selo Fair Trade. Os principais mercados mundiais são o Reino Unido, seguido pelos Estados Unidos, França e Alemanha.
Conscientização
A demanda interna por produtos certificados FairTrade é ainda baixa no Brasil. A produção é voltada quase que exclusivamente para a exportação, que ainda é pouco representativa. Somente 0,13% do café e 0,56% do suco de laranja comercializados fora do Brasil são certificados em Comércio Justo.
? O Brasil tem potencial, mas falta uma parceria com o mercado externo e com instituições financeiras, além da articulação de algumas entidades para trabalhar a conscientização do consumidor sobre o produto ? afirma o consultor em sustentabilidade, Beat Gruninger.
De acordo com Gruninger, o produtor deve ficar atento ao perfil do consumidor deste segmento, dominado por mulheres entre 25 e 55 anos, de classe média alta e interessadas em assuntos ambientais e na qualidade de vida.
? O produto deve ser diferenciado e sofisticado para agradar este novo consumidor. Ninguém compra por pena ? comenta o consultor.
Em Minas Gerais, o café ainda é o produto mais oferecido no Comércio Justo. No sul do Estado, 10 grupos de 20 cidades já comercializam 90% da safra pelo Comércio Justo. O Sebrae Minas apóia os cafeicultores do Sul e da Zona da Mata mineira. O projeto beneficia cerca de 500 produtores que recebem consultorias para a melhoria da qualidade do produto, a diminuição dos custos de produção, o fortalecimento do setor e o aumento das exportações.