Comércio de milho será debatido semana que vem

Governo vai debater que tipo de apoio será adotado ao setor, diz Nassar

Fonte: Carlos Roberto Dellavalle Filho/Lagoa Vermelha (RS)

O apoio à comercialização de milho será discutido até a próxima semana pelo Conselho Interministerial de Estoques Públicos (CIEP), disse na tarde de terça, dia 7, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, André Nassar.

O secretário participou do Ethanol Summit, em São Paulo, e nos bastidores do evento não quis dizer qual é o mecanismo de apoio que pode ser adotado. Afirmou apenas que as discussões a respeito do assunto estão em fase inicial.

– Estamos avaliando o mercado para definir um nível de intervenção razoável, onde a gente começa e qual o mecanismo ideal – afirmou.

– Na Bahia, os preços estão muito próximos do mínimo – exemplificou Nassar.

Endividamento

O secretário de Política Agrícola também afirmou que o endividamento do setor sucroenergético não é uma questão de curto prazo e que a solução desse problema precisa ser analisada.

Durante a sua palestra no evento, ele afirmou que o governo procura entender o endividamento desse segmento, que só no Centro-Sul supera os R$ 50 bilhões. Pela complexidade do assunto, esclareceu que Ministério não dará uma solução de curto prazo. De curto prazo, destacou, está o “papel ambiental” do etanol.

– Falta entender como alongar essas dívidas, como é a estrutura delas. Falta entender onde elas estão – afirmou em rápida entrevista a jornalistas.

– Dependendo dessa relação entre endividamento e geração de caixa das empresas, há soluções mais factíveis da parte do governo e outras que não consegue resolver – disse.