Conforme a exportadora, o aumento do consumo local, estimulado pelo crescimento da economia brasileira, e a alta demanda do exterior, deixa uma situação (de oferta) muito apertada, especialmente para o primeiro semestre de 2012.
A Comexim informa em comunicado que a previsão do estoque de passagem veio acima do esperado. “Especialmente quando se leva em consideração que nos últimos 12 meses as exportações brasileiras de café foram recorde (34,9 milhões de sacas)”.
A safra passada 2010/ 2011 no Brasil é estimada em 55,35 milhões de sacas pela empresa, das quais 40,9 milhões de sacas de arábica e 14,45 milhões de sacas de conillon (robusta). A pesquisa oficial da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indica safra de 48,1 milhões de sacas, sendo 36,8 milhões de sacas de arábica e 11,3 milhões de sacas de robusta.
A colheita da safra atual 2011/2012 alcança atualmente cerca de 40% e “é de muito boa qualidade”, estima a empresa.
? O padrão climático até o momento nos deixou aliviados por não ter havido uma geada de grandes proporções ? comenta o trader da Comexim, John Wolthers.
Segundo ele, não há expectativas de novas frentes frias ameaçadoras para os próximos 10 dias.
? Vamos esperar que o pior para este ano já tenha passado. Uma vez que esta safra esteja colhida e após as floradas, vamos voltar nossas expectativas para a safra generosa em 2012/13 ? conclui.