Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Comissão de Agricultura quer prorrogar dívidas renegociadas em 2008

Ideia causa divergências entre Bancada Ruralista e parlamentares do PTDepois de quatro meses de trabalho, a Comissão Especial que propõe soluções para os impactos da crise na agricultura apresentou parecer nesta quarta, dia 8. O deputado Abelardo Lupion (PFL-PR), relator do grupo, sugere que as dívidas renegociadas em 2008 e com vencimento neste ano sejam prorrogadas para o fim do contrato. Os parlamentares do PT não gostaram da proposta.

? Nós acabamos de sair de um processo de prorrogação de dívidas em que a chamada agricultura empresarial ganhou muito na nossa avaliação e aqui já se está pedindo a prorrogação ? diz o deputado Beto Faro (PT-PA).

A ideia era votar o relatório ainda nesta quarta, mas o deputado Beto Faro discorda de vários pontos da proposta, por isso, fez um pedido de vistas. A matéria, agora, será discutida em duas sessões marcadas para a próxima terça-feira. Votação, mesmo, só na quarta-feira da semana que vem.

Outro ponto de divergência é o que trata da participação do Congresso Nacional, e não só do Executivo, nas decisões sobre terras desapropriadas para a criação de reservas ambientais, indígenas e áreas quilombolas. Para que essas mudanças entrem em vigor seria necessário aprovar três Propostas de Emenda à Constituição.

? Medidas como estabelecer PECs para mudar toda legislação da demarcação das terras indígenas, do reconhecimento das terras de quilombos, das reservas extrativistas na região amazônica. Nós discordamos do relatório e vamos fazer um em separado ? completa Faro.

? Isso realmente é um instrumento que o PT tem no governo pra fazer cortesia com o chapéu alheio. Vem um laudo antropológico, passam pela Funai, Incra, ou Ministério do Meio Ambiente, o presidente assina. Você expropriou terras de proprietários ? diz o deputado Abelardo Lupio (DEM-PR).

Alguns deputados lembraram da urgência em aprovar as medidas para atender o agricultor afetado pela crise.

Sair da versão mobile