Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Comissão da Câmara aprova fim de tributo sobre venda de animais para reprodução

Isenção da contribuição previdenciária atinge também o sêmen, além de produtos vegetais, como sementes e mudasA Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que exclui da base de cálculo da contribuição previdenciária devida pelo empregador rural os produtos animais destinados à reprodução, criação pecuária ou granjeira e à utilização como cobaia em pesquisas científicas.

O relator da proposta, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), explica que a incidência da atual alíquota de 2% da contribuição previdenciária aplicada na venda de animais para reprodução (ou outros materiais genéticos como sementes, mudas e sêmen) pode, dependendo do número de etapas até a obtenção do produto final, transformar-se numa alíquota efetiva de mais de 5%. Assim, a taxação do material genético implicaria em uma repetição da tributação ao longo da cadeia.

O texto também exclui da base de cálculo produtos vegetais, quando vendidos por pessoas ou entidades que se dediquem ao comércio de sementes e mudas no país; e toda a produção rural destinada ao plantio ou reflorestamento.

? A decisão de onerar ainda mais o setor produtivo, justamente na etapa que promove a inovação e os ganhos de produtividade, não é oportuna e está em desacordo com o atual quadro de escassez de alimentos e seus altos preços no mercado mundial ? sustenta o parlamentar.

A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Sair da versão mobile