Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Comissão da Câmara aprova proibição de venda casada em operações de crédito rural

Proposta prevê possibilidade de negociação, caso seja do interesse do produtorA Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta, dia 22, projeto de lei que proíbe bancos de condicionarem a concessão de crédito rural à contratação, pelo produtor, de qualquer serviço ou aquisição de produto a título de reciprocidade. O autor, deputado Hugo Leal (PSC-RJ), afirma que é comum instituições adotarem a estratégia de concessão de crédito associada à imposição de certas exigências.

– Os preços cobrados são, não raro, muito superiores aos de mercado – afirma.

O projeto foi aprovado na forma de substitutivo do relator, deputado Zé Silva (PDT-MG), que fez apenas um ajuste de redação. Para ele, a exigência de reciprocidade por parte dos bancos é uma “prática indevida e extremamente prejudicial aos agricultores”.

Agricultura familiar

O relator retirou do projeto a expressão “de qualquer modalidade de seguro”. O objetivo é que a lei não impeça casos em que há intenção de negociar, por exemplo, o seguro de vida destinado aos mutuários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), para garantir a quitação do saldo devedor junto ao banco em caso de morte natural ou acidental do segurado.

A proposta, de caráter conclusivo, ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Sair da versão mobile