Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Comissão da Câmara dos Deputados aprova regulação do turismo rural

Criação de leis contribui para viabilizar o desenvolvimento da atividadeA Comissão de Turismo e Desporto aprovou no último dia 16 o Projeto de Lei 5077/09, do deputado Silvio Torres (PSDB-SP), que inclui oficialmente o turismo entre as atividades rurais. O objetivo é viabilizar o desenvolvimento do turismo rural, que atualmente não tem regulação.

Hoje, a legislação que disciplina a atividade rural não reconhece o turismo como uma das formas de aproveitamento econômico das fazendas. Por isso, os fazendeiros não conseguem emitir os documentos fiscais exigidos por agências de turismo.

O relator, deputado Afonso Hamm (PP-RS), apresentou parecer pela aprovação da proposta, que, em sua avaliação, vai aumentar a oferta de emprego, melhorar a qualidade de vida no campo e reduzir desigualdades regionais.

Para Hamm é inacreditável que em um país com forte tradição agrária como o Brasil ainda existam entraves ao desenvolvimento do turismo rural.

? No meu Estado, o Rio Grande do Sul, são milhares de turistas, a cada ano, que se hospedam nas centenas de propriedades rurais que exercem a atividade, apesar dos entraves legais. Não obstante esse dinamismo, a lei não reconhece como próprio da atividade rural a exploração dessas atividades.

O projeto, segundo o relator, corrige essa lacuna legal.

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, também já foi aprovada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. O projeto ainda precisa ser analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Sair da versão mobile